Quando pensamos em emagrecimento, temos que pensar em saúde mitocondrial, afinal, é lá onde ocorre a beta-oxidação dos acidos graxos, ou "queima da gordura".
Então por um pensamento óbvio, quanto mais mitocôndrias tivermos e mais bem cuidadas elas estiverem, mais eficiente será o nosso emagrecimento, certo? Isso que buscamos quando falamos em bioênese mitocondrial. Um processo onde aumentamos o número de mitocôndrias e estimulamos a via do emagrecimento (AMPK).
A própria restrição calórica da dieta e o exercicio físico já fazem isso de forma natural, porém podemos potencializar esse processo com alguns nutrientes e compostos bioativos que citarei abaixo.
COENZIMA Q10 - antioxidante natural do corpo que protege as células e está relacionado com a produção de energia. Com o avanço da idade, a produção de CoQ10 no nosso corpo diminui, tornando-se importante o uso desse suplemento. A melhor forma é a de ubiquinol, absorvida mais facilmente, e em alimentos pode ser encontrada na sardinha, nozes, amendoim, tofu e brócolis.
ÁCIDO ALFA LIPÓICO - atua na redução de inflamação, estabiliza o açúcar no sangue e melhora a energia celular, nutrindo suas mitocôndrias. Encontrado em carnes de órgãos, como fígado, coração e rim de animais de pasto, também está presente em frutas e legumes como espinafre, brócolis e tomate.
RESVERATROL - Polifenol encontrado nas cascas das uvas, na casca do amendoim, morango e cacau. Atua com benefícios na função cardiovascular, melhora a função das mitocôndrias, tem efeito antienvelhecimento, detox e de proteção do sistema nervoso.
QUERCETINA - A quercetina atua como um forte eliminador de espécies reativas de oxigênio e apresenta efeito protetor contra a peroxidação lipídica. A quercetina também pode aumentar a capacidade nos exercícios de resistência, por promover a biogênese mitocondrial. Diversos estudos têm mostrado que a quercetina pode retardar a fadiga durante o exercício, devido a sua capacidade de bloquear os receptores de adenosina no cérebro e aumentar a atividade da dopamina estando presente em frutas, vegetais e com maiores concentrações em alimentos como cebola, maçã, vinho tinto, brócolis e chás em geral.
ACETIL L CARNITINA - Aminoácido produzido naturalmente no fígado e nos rins, ajuda a transportar compostos e estimula a produção de glutationa. Tem ação de produção de energia e desintoxicação no corpo, especialmente em áreas como coração e músculos esqueléticos. Encontrado principalmente na carne vermelha de animais criados a pasto, peixe selvagem, ovos caipiras, leite e queijos crus.
PQQ - Semelhante a uma vitamina, é um primo da CoQ10. Colabora na biogênese mitocondrial, neutralizando os radicais livres. Age como um catalisador nas células, ajudando a criar novas mitocôndrias para produzir ainda mais energia. Age sinergicamente com a CoQ10, mas está pouco presente nos alimentos, sendo importante uma suplementação para níveis adequados.
NADH - Sua principal função é a produção de energia celular para o organismo. Quanto mais NADH uma célula possui, mais energia ela poderá produzir. Muito eficaz na fadiga crônica e potente antioxidante. As fontes de NADH dietético incluem peixe, aves e carne bovina.
CURCUMINA - Presente no açafrão da terra, tem poderosa ação anti-inflamatoria, protege contra dores e previne doenças como certos tipos de câncer. Seu uso na forma de tempero deve ser associado à pimenta do reino e em uma refeição que tenha gordura para melhor absorção, mas há também a possibilidade de uso como suplemento.
Importante frisar que toda suplementação deve ser orientada por um profissional. Abuse e use da variedade alimentar e emagreça de forma EFICIENTE e SAUDÁVEL.
Nutricionista funcional, Esportiva e Fitoterápica e Coach em Nutrição
Instagram: @pollipedrosanutri
Agendamento: +55 31 9885-3821